Novo Banco | SD-WAN

Renovação da rede WAN

 Desafio

Face à evolução tecnológica e à crescente digitalização dos seus serviços, o Novo Banco precisava de efetuar uma renovação da sua rede WAN. O objetivo principal era dispor de uma solução mais resiliente, segura, rápida e escalável. Paralelamente, a instituição bancária pretendia reduzir a complexidade na gestão diária, obter uma melhor monitorização e alarmística e garantir uma autenticação expansível ao universo do Grupo.

Face à oportunidade de investir numa renovação tecnológica, como normalmente sucede neste tipo de projetos evolutivos, a equipa de engenharia elaborou uma pesquisa de mercado e efetuou uma pré-seleção de equipamentos e fabricantes, com vista a desenvolver uma prova de conceito.

fachada Novo Banco logo
Novo Banco parque informático

 Solução

A metodologia da Warpcom foi baseada em três etapas: workshops técnicos para aferir as necessidades existentes e resultados esperados, apresentação da abordagem SD-WAN como melhor resposta aos desafios do Novo Banco e identificação das principais características diferenciadoras entre os vários fabricantes.

Com recurso aos seus laboratórios tecnológicos in house, a Warpcom testou, numa fase preliminar, as soluções que melhor respondiam aos requisitos do Novo Banco. Posteriormente, aquela que viria a ser a solução escolhida, foi testada já no ambiente da instituição bancária, com o acompanhamento da equipa de engenharia especializada na tecnologia SD-WAN.

SD-WAN?

SD-WAN refere-se a uma WAN (Wide Area Network) definida por software, ou seja, é o software que “comanda” de forma remota, simplificada, flexível e integrada, a infraestrutura de rede, com o objetivo de maximizar o seu desempenho, segurança e controlo. O SD-WAN conecta com segurança e menos custos, qualquer utilizador, qualquer aplicação, em qualquer lugar. As principais virtudes deste tipo de solução incluem a possibilidade de utilização de vários links em simultâneo, a maior resiliência e o acesso de forma otimizada a workloads em clouds públicas e privadas, além da visibilidade ao nível da aplicação e informação permanente sobre consumos e disponibilidade da rede.

Resultados

Foi possível melhorar o conhecimento técnico interno sobre SD-WAN, testar o grau de maturidade das soluções em termos técnicos, operativos e de suporte, e proteger o retorno do investimento. A opção acabou por recair na solução CISCO SD-WAN.

Os utilizadores percecionaram desde logo uma maior rapidez de navegação nas aplicações e, como a implementação foi alinhada temporalmente com a de uma solução de colaboração (email, videoconferência, file-share), foi possível evitar constrangimentos com potencial impacto no sucesso e na adoção destas novas ferramentas, sem necessidade de ter de escalar a infraestrutura ou aumentar os débitos de comunicações.

Os benefícios: 

  • Gestão centralizada do parque de equipamentos e das suas configurações; 
  • Redução dos erros associados ao trabalho manual e/ou de inconsistência que impactam severamente a segurança e a operacionalidade; 

 

  • “Camadas de serviços” que poderão ser acrescentadas ao tratamento do tráfego nas agências, o Novo Banco abordará em maior escala a possibilidade de utilização de meios de comunicações diversificados e com custos mais reduzidos, diminuindo assim ainda mais o TCO da solução.

“O sucesso que tornou simples e ‘silencioso’ um projeto complexo de infraestrutura alargada, implementado num contexto adverso com a pandemia, resultou sobretudo da excelente interação entre as equipas da Warpcom e Novo Banco, no desenho e dimensionamento da solução, juntamente com o rigor do planeamento e o profissionalismo e competência de execução no terreno”, conclui o responsável do Novo Banco sobre a parceria entre ambas as empresas.

Sobre a Warpcom

Com uma equipa de mais de 120 colaboradores e mais de 20 anos de experiência no mercado a Warpcom é o integrador tecnológico líder de mercado no desenvolvimento de soluções nas áreas de Networking & Infrastructure, Collaboration & Customer Experience, Data Center & Multi Cloud e Cybersecurity & Public Safety.

Como parceiro de negócio que apoia a transformação digital das organizações, qualquer que seja a sua maturidade tecnológica, a Warpcom disponibiliza também serviços especializados que endereçam a gestão de todo o ciclo de vida da tecnologia: Serviços Geridos (NOC e SOC), Serviços de Consultoria, Serviços de Suporte e Serviços Profissionais.

Novo Banco logo

Sobre o Novo Banco

O NOVO BANCO é uma instituição de referência no setor financeiro português, reconhecida pelos elevados padrões de qualidade de serviço e dinâmica comercial com que serve os seus clientes. Atuando de forma transversal em todas as áreas de prestação de serviços financeiros, o NOVO BANCO assegura uma ampla cobertura das necessidades financeiras dos seus clientes. Em Portugal, o NOVO BANCO dispõe de uma importante rede de balcões, Centros de Empresa e de um dos mais inovadores sistemas de banca digital.

Mais informações em https://www.novobanco.pt/