Como agilizar a gestão de capacidade da sua infraestrutura de sistemas?

Por mais complexa que seja a infraestrutura de sistemas de uma empresa, a gestão de capacidade tem obrigatoriamente que ser ágil para que responda às necessidades dos utilizadores em cada momento. Escalabilidade, alta disponibilidade, máxima segurança, rápida adaptação, elevada visibilidade, total previsibilidade e alto desempenho são os grandes objetivos. Apenas com uma gestão automatizada e simplificada é possível atingi-los com eficiência.

O primeiro passo é fazer uma correta avaliação da situação existente de forma a identificar que soluções são as mais indicadas e cada caso. É importante responder a algumas questões:

– Qual a capacidade de que disponho atualmente?

– Quantas máquinas virtuais posso alocar à capacidade que me resta?

– De acordo com o cenário de utilização, quando vou ficar sem capacidade?

– Como a infraestrutura responde em situações de pico e quando é que vão ocorrer?

O vRealize Operations do nosso parceiro VMware permite olhar com outra perspetiva para a gestão de capacidade da infraestrutura de sistemas, seja em termos de computação ou armazenamento. Ao libertar recursos através, por exemplo, da otimização dos recursos de máquinas virtuais ou da adição de novos servidores físicos, a plataforma faz a atualização em tempo real, para que consiga ter uma visibilidade imediata – não sendo necessário esperar pelas atualizações do histórico para uma noção exata dos recursos disponíveis.

Além de assegurar uma gestão de capacidade on-demand, oferece um modelo de previsibilidade para uma total preparação e antecipação de necessidades futuras. A constante monitorização e recolha de dados permite que as equipas consigam ter uma “confidence band” – a capacidade estatística de revelar o momento no futuro em que a infraestrutura atinge determinado nível. Este argumento é essencial. Porquê? As ferramentas existentes no mercado fazem esta avaliação baseando-se em dados históricos – um processo complexo e moroso. O vRealize Operations não se baseia unicamente neste histórico, pelo que o modelo estatístico utilizado apresenta níveis de precisão invulgares, e assegura que a infraestrutura tem os recursos e capacidades necessárias quando o negócio necessitar dos mesmos.

Vantagens do VMWare vRealize Operations na gestão de capacidade da infraestrutura de sistemas

O vRealize Operations oferece uma gestão de operações de TI em modo self-driving, desde as aplicações até à infraestrutura, para otimizar, planear e dimensionar as implementações existentes. Com inteligência artificial e análise preditiva, ajuda a área de TI a executar determinadas operações em ambiente de produção, sem interrupções e sem problemas, graças a uma plataforma de operações unificada. O vRealizeOperations oferece uma otimização contínua do desempenho, uma gestão eficiente da capacidade, um planeamento proativo, além de muitas outras funcionalidades.

Entre outras vantagens, destaque para:

  • Gestão centralizada para software-defined data centers (SDDC) e ambientes de clouds híbridas
  • Análises preditivas em tempo real para alertas atempados de níveis de capacidade, perspetivas de necessidades e recomendações com alertas e notificações
  • Integração de custos com análises de capacidade
  • Integração com soluções third-party
  • Disponibilização de REST API
  • Balanceamento automatizado de workloads e full stack troubleshooting

 

Este vídeo de 1 minuto resume todas as potencialidades do VRealize:

 

Com vários profissionais certificados, a Warpcom tem as competências e a experiência para apoiar a sua organização na implementação de soluções de gestão de capacidade da infraestrutura de sistemas, especificamente do VMWare vRealize Operations.

Entre em contacto para discutirmos os desafios específicos da sua infraestrutura e ver na prática como o vRealize Operations pode ser a solução que procura.

Artigos Relacionados

Categorias

BlogNew

EbooksNew

MediaNew

Warp InfoNew

Receba todos os conteúdos da Warpcom!

Artigos relacionados

L