5 vantagens da SD-WAN e como se adapta à sua rede

5 vantagens da SD-WAN e como se adapta à sua rede
14 Junho, 2019 Sofia Luz
vantagens da SD-WAN

Tal como o nome indica, a SD-WAN (Software-Defined Wide Area Network) representa uma abordagem definida por software (SD) à gestão de uma rede de área alargada (WAN). Ao ser definida por software e controlada remotamente, permite uma configuração mais dinâmica e eficiente em termos de desempenho, segurança e monitorização, além de um menor custo. O principal objetivo é conectar qualquer utilizador, qualquer aplicação e qualquer lugar com o poder da cloud. Conhecer as diferenças e as vantagens da SD-WAN é o primeiro passo para uma adoção com efetivas mais-valias para a operação e para o negócio.

 

WAN Tradicional vs SD-WAN

A função da WAN tradicional era sobretudo ligar os utilizadores das filiais das empresas às aplicações alojadas nos servidores das suas sedes. Normalmente, eram utilizados circuitos dedicados para ajudar a garantir segurança e fiabilidade. Mas num mundo cada vez mais centrado na cloud, este tipo de abordagem deixou de dar resposta adequada devido à explosão sem precedentes do tráfego e à consequente complexidade de gestão, imprevisibilidade de desempenho, nível de experiência, exposição a ameaças e problemas de compliance. Um dos grandes desafios é a proteção dos ativos críticos quando é preciso dar acesso a utilizadores dispersos e diversos, que vão do colaborador ao parceiro, passando pelos fornecedores, clientes e visitantes.

É para responder a tudo isto que surge o modelo de conectividade SD-WAN – que se adapta agilmente a qualquer rede que suporte dados e serviços quer na cloud quer on-premises. A rede WAN definida por software permite um elevado nível de desempenho e controlo com a máxima segurança e privacidade dos dados. Entre os seus principais atributos incluem-se o suporte a vários tipos de conexões (como rede MPLS, link dedicado, internet, link ADSL, 4G, entre outros); o balanceamento de cargas de trabalho; e o provisionamento automático de serviços de rede como VPNs e firewalls.

 

Quais as vantagens da SD-WAN?

Como forma revolucionária de gestão e encaminhamento de tráfego na rede com base em inteligência incorporada no software, as vantagens da SD-WAN incluem:

  1. Agilidade e resiliência

Agilidade significa que o negócio pode responder rápida e eficientemente à mudança. Resiliência significa que existe capacidade de defesa perante fatores adversos. Uma das faces mais visíveis de ambos é a expectativa dos utilizadores em termos de desempenho, seja qual for o ambiente e condições. A tecnologia SD-WAN permite que as TI sejam muito mais adaptáveis, flexíveis e eficientes graças ao controlo centralizado da rede, à visibilidade sobre os recursos existentes e à automação de tarefas (incluindo manutenção, upgrades, mudanças de configuração, etc). Possibilita também o provisionamento numa única ação, tornando a implementação de um local remoto extremamente rápida e simples, sem ser necessário enviar equipas especializadas. Com a redução de custos obtida por uma infraestrutura baseada na cloud, está a ser dada muita atenção às redes que a conectam e suportam, pelo que a agilidade do negócio está muito relacionada com a agilidade da rede – que é o que a SD-WAN oferece ao remover a natureza rígida da WAN tradicional.

  1. Segurança e visibilidade

A SD-WAN melhora a segurança da rede através de recursos como firewalls, criptografia e filtragem de conteúdo, e reforça-a através da segmentação para o caso de haver uma falha – a prevenção contra ameaças é assim aplicada no sítio certo. Ajuda ainda a detetar ataques com maior celeridade ao facultar uma visibilidade constante e centralizada sobre o tráfego, podendo lançar-se patches em milissegundos.

  1. Fiabilidade e performance – utilização de vários links em simultâneo

As redes SD-WAN garantem elevados níveis de fiabilidade, nomeadamente no que respeita à qualidade das ligações. Como monitoriza os links disponíveis e conhece as exigências de cada aplicação, escolhe de forma automática o melhor caminho para enviar o tráfego naquele momento, respeitando as condições de segurança, o custo dos circuitos e as exigências da qualidade de serviço. Esta qualidade é garantida pela tomada de decisão inteligente do software, que utiliza métricas como o tempo de resposta e o desempenho em tempo real, evitando que o roteamento seja baseado apenas em protocolo dinâmico, como acontecia com a WAN tradicional.

  1. Redução de Custos

A automação de tarefas morosas e propensas a erro humano, a possibilidade de gestão remota, a inteligência incorporada no software, a não dependência de equipamentos dispendiosos de manter, e a eficiência da rede traduzem-se em custos mais baixos. Por outro lado, os links de Internet são muito menos onerosos do que as ligações MPLS tradicionais, tipicamente presas a longos tempos de provisionamento e a contratos dispendiosos. A tecnologia SD-WAN permite ainda que as empresas capitalizem e aproveitem todas as ligações de rede disponíveis sem se preocuparem com a manutenção de links de backup. Note-se que a Gartner estima que uma SD-WAN pode reduzir os custos em 65% em comparação com uma WAN tradicional, o que é, no mínimo, convincente.

  1. Acesso a workloads na cloud

Uma solução SD-WAN dá aos administradores de rede as ferramentas para garantirem uma qualidade constante de acesso a clouds públicas e privadas e um sólido desempenho aplicacional em qualquer cenário – de forma segura, programável e automatizada, sendo agnóstica em termos de “transporte”. Através da monitorização abrangente dos links, da segurança reforçada com encriptação e da garantia de escalabilidade – a solução SD-WAN pode criar ligações encriptadas à medida das necessidades, poupando o tempo necessário nas configurações manuais. A solução SD-WAN possibilita assim o balanceamento automático da carga de trabalho e a gestão do congestionamento da rede para obter o melhor desempenho e o menor custo do roteamento, possibilitando o máximo aproveitamento dos recursos e conexões disponíveis.

 

A Warpcom tem a experiência, as competências e as soluções necessárias para apoiar a sua empresa na selecção e implementação da rede que melhor responde aos seus requisitos específicos. Entre as principais parcerias tecnológicas que temos nesta área destacam-se a Cisco e a VMware.

Fale connosco e comece a usufruir de todas as vantagens da SD-WAN!