Tecnologias de hiperconvergência e virtualização – Como facilitam a gestão das TIs?

Tecnologias de hiperconvergência e virtualização – Como facilitam a gestão das TIs?
10 Julho, 2019 Sofia Luz
tecnologias de hiperconvergência e virtualização

As tecnologias de hiperconvergência e virtualização devem estar no topo da agenda das empresas que desejam usufruir de infraestruturas de TI simplificadas, com maior performance, flexibilidade e disponibilidade. Numa altura em que tanto se fala da transformação digital, este é um exemplo prático de como novos modelos conseguem dar resposta ao aumento exponencial dos dados, à crescente adoção da cloud, à necessidade de escalabilidade e à criticidade de uma excelente experiência/rapidez de utilização, seja qual for o dispositivo, a altura e o lugar. A rigidez da infraestrutura de TI tradicional é incompatível com esta realidade já que está associada a componentes complexos, dispersos, dispendiosos e difíceis de gerir.

Mas afinal o que é isto das tecnologias de hiperconvergência e virtualização? Tal como o próprio nome indica, uma infraestrutura hiperconvergente “converge” os recursos de computação, de armazenamento e de gestão num único servidor standard, formando um ambiente de integração definido por software e perfeitamente adequado aos atuais desafios das TI. É simples de usar e muito mais económico do que as soluções tradicionais. E onde entra a virtualização? A hiperconvergência considera a junção de recursos de computação e armazenamento numa camada única e virtualizada. O seu prefixo hiper deriva de hypervisor ou tecnologia de virtualização. Numa analogia simples, funciona como uma “cloud in a box”, ou seja, leva todos benefícios de elasticidade e agilidade trazidos pela cloud para dentro do data center da sua empresa.

 

Vantagens das tecnologias de hiperconvergência e virtualização

Os benefícios de combinar os componentes virtuais e físicos da infraestrutura (servidores, redes e hardware de armazenamento) numa única consola de gestão controlada centralmente por software incluem:

Menos Custos. Reduz os custos ao usar uma arquitetura de dimensionamento horizontal e vertical que requer somente servidores standards da indústria, e não sistemas de rede caros para fins específicos (ou seja, não fica dependente de hardware proprietário). Depois basta adicionar capacidade conforme necessário, sem interrupções (simplifica os workloads, evita sobre-dimensionamentos dispendiosos e a criação de silos).

Operações mais simples. Elimina os processos manuais e a necessidade de especialistas na equipa. Uma única equipa de TI convergente pode monitorizar e gerir os recursos de processamento e armazenamento, libertando tempo valioso para outras tarefas estratégicas. Ao consolidar múltiplas funções de administração numa única framework, capacita as TI com uma gestão simplificada, tira partido de uma total escalabilidade e não se preocupa com manutenção complexa ou desafios de integração.

Mais agilidade do negócio. Responde mais rápido às mudanças normais nas necessidades do negócio. É possível configurar o hardware em algumas horas, ativar workloads em minutos e acelerar o desempenho das aplicações com total flexibilidade. De facto, a infraestrutura hiperconvergente permite uma rápida implementação de aplicações com gestão baseada em políticas e centrada em workloads (provisiona toda a infraestrutura a partir de uma única consola em poucos cliques e adapta facilmente a infraestrutura para endereçar as cargas de trabalho a cada momento).

Mais performance e segurança. Desfruta de altos níveis de desempenho, mesmo para workloads intensivos como aplicações corporativas e SQL Server. Tudo isto de forma segura: a segurança é garantida com funcionalidades como auto-encriptação que fornecem altos níveis de visibilidade, e com backup e recuperação de desastres incorporados.

 

Com a sua unidade especializada em Data Center & MultiCloud, a Warpcom tem a experiência, as competências e as soluções necessárias para apoiar a sua empresa na selecção e implementação das tecnologias de hiperconvergência e virtualização que melhor respondem aos requisitos específicos. Entre as principais parcerias tecnológicas que temos nesta área destacam-se a VMware, a Cisco, a NetApp e a Dell.

Fale connosco e comece a usufruir de todos os seus benefícios!