Novo Banco escolhe Warpcom para modernizar rede tecnológica com solução SD-WAN

O projeto de SD-WAN permitiu ao Novo Banco avaliar, na prática, as soluções de rede alargada definida por software que melhor podiam responder às suas necessidades em termos de maior rapidez de acesso, reforço da segurança e agilização da gestão diária. Competências demonstradas, interação entre ambas as equipas, rigor do planeamento e independência tecnológica foram determinantes para o sucesso da colaboração da Warpcom com o Novo Banco, que resultou na decisão pelo Cisco SD-WAN.

 

Lisboa, 9 de fevereiro de 2021 – A Warpcom, integrador tecnológico ibérico de capital 100% português, foi selecionada pelo Novo Banco para apoiar a renovação da sua rede WAN de modo a responder à evolução tecnológica e à crescente digitalização dos seus serviços.

O objetivo principal era dispor de uma solução mais resiliente, segura, rápida e escalável. Paralelamente, a instituição bancária pretendia reduzir a complexidade na gestão diária, obter uma melhor monitorização e alarmística e garantir uma autenticação expansível ao universo do Grupo.

Face à oportunidade de investir numa renovação tecnológica, como normalmente sucede neste tipo de projetos evolutivos, a equipa de engenharia elaborou uma pesquisa de mercado e efetuou uma pré-seleção de equipamentos e fabricantes, com vista a desenvolver uma prova de conceito.

“Na sequência do processo de seleção, sendo a Warpcom um integrador tecnológico com profunda experiência em tecnologia e comunicações, foi com muita naturalidade que os convidámos a participar nesta iniciativa estratégica. Além disso, também pesou o facto de deter estreitas parcerias com os principais players que atuam na área, garantindo as competências e a independência necessárias. Uma vez que se tratava de uma tecnologia inovadora, disruptiva e ainda inexistente no mercado português, era uma oportunidade excelente para ambas as equipas trabalharem em conjunto num caso prático e num ‘laboratório’ com uma rede da dimensão da do Novo Banco”, explica Paulo Henriques, Diretor do Novo Banco.

A Warpcom foi assim o parceiro escolhido para apoiar o Novo Banco ao longo de todo este processo. A metodologia da Warpcom foi baseada em três etapas: workshops técnicos para aferir as necessidades existentes e resultados esperados, apresentação da abordagem SD-WAN como melhor resposta aos desafios do Novo Banco e identificação das principais características diferenciadoras entre os vários fabricantes. Com recurso aos seus laboratórios tecnológicos in house, a Warpcom testou, numa fase preliminar, as soluções que melhor respondiam aos requisitos do Novo Banco. Posteriormente, aquela que viria a ser a solução escolhida, Cisco SD-WAN, foi testada já no ambiente da instituição bancária, com o acompanhamento da equipa de engenharia especializada da Warpcom.

Relativamente à seleção do fabricante/solução, o responsável do Novo Banco revela que “O processo não foi fácil pois, além de termos de ultrapassar os bugs encontrados e adaptarmo-nos às alterações que todos os fabricantes selecionados introduziam regularmente nos equipamentos, no final todas as provas de conceito acabaram por se realizar com sucesso, apesar de algumas diferenças funcionais e operativas entre os vários participantes. Para a decisão, pesou também a reputação da Cisco e a sua representatividade local em Portugal”.

Graças à abordagem da Warpcom, foi possível melhorar no Novo Banco o conhecimento técnico interno sobre SD-WAN, testar o grau de maturidade das soluções em termos técnicos, operativos e de suporte, e proteger o retorno do investimento.

Os utilizadores percecionaram desde logo uma maior rapidez de navegação nas aplicações e, como a implementação foi alinhada temporalmente com a de uma solução de colaboração (email, videoconferência, file-share), foi possível evitar constrangimentos com potencial impacto no sucesso e na adoção destas novas ferramentas, sem necessidade de ter de escalar a infraestrutura ou aumentar os débitos de comunicações.

Em relação aos benefícios imediatos que esta mudança trouxe, sobressaem as facilidades derivadas de uma gestão centralizada do parque de equipamentos e das suas configurações, o que permite reduzir os erros associados ao trabalho manual e/ou de inconsistência que impactam severamente a segurança e a operacionalidade. A médio prazo, para além das “camadas de serviços” que poderão ser acrescentadas ao tratamento do tráfego nas agências, o Novo Banco abordará em maior escala a possibilidade de utilização de meios de comunicações diversificados e com custos mais reduzidos, diminuindo assim ainda mais o TCO da solução.

“O sucesso que tornou simples e ‘silencioso’ um projeto complexo de infraestrutura alargada, implementado num contexto adverso com a pandemia, resultou sobretudo da excelente interação entre as equipas da Warpcom e Novo Banco, no desenho e dimensionamento da solução, juntamente com o rigor do planeamento e o profissionalismo e competência de execução no terreno”, conclui o responsável do Novo Banco sobre a parceria entre ambas as empresas.

 

Sobre a Warpcom

Com uma equipa de mais de 120 colaboradores e mais de 20 anos de experiência no mercado a Warpcom é o integrador tecnológico líder de mercado no desenvolvimento de soluções nas áreas de Networking & Infrastructure, Collaboration & Customer Experience, Data Center & Multi Cloud e Cybersecurity & Public Safety.

 

Sobre o Novo Banco

O Novo Banco é uma instituição de referência no setor financeiro português, reconhecida pelos elevados padrões de qualidade de serviço e dinâmica comercial com que serve os seus clientes. Atuando de forma transversal em todas as áreas de prestação de serviços financeiros, o Novo Banco assegura uma ampla cobertura das necessidades financeiras dos seus clientes. Em Portugal, o Novo Banco dispõe de uma importante rede de balcões, Centros de Empresa e de um dos mais inovadores sistemas de banca digital. Mais informações em https://www.novobanco.pt/

Artigos Relacionados

Categorias

BlogNew

EbooksNew

MediaNew

Warp InfoNew

Receba todos os conteúdos da Warpcom!

Artigos relacionados