4 soluções de colaboração para empresas: construir hoje o ambiente de trabalho do futuro

4 soluções de colaboração para empresas: construir hoje o ambiente de trabalho do futuro
27 Agosto, 2019 Gonçalo Alberto
4 soluções de colaboração para empresas: construir hoje o ambiente de trabalho do futuro

Num universo empresarial altamente competitivo, exigente e em permanente mudança, a capacidade de inovação, adaptação e diferenciação é essencial para o sucesso. Isto só se consegue com uma equipa permanentemente motivada, capacitada e qualificada. Uma equipa que funciona como equipa e não como um conjunto de colaboradores. Uma equipa que consegue dar o melhor de si porque tem acesso ao conhecimento e às ferramentas que precisa para simplificar, otimizar e acelerar o seu trabalho. As soluções de colaboração para empresas são um importante driver para tudo isto. Fomentam a partilha de ideias, permitem o acesso à informação em qualquer lugar, altura e dispositivo, e eliminam as distâncias físicas.

Uma cultura organizacional que privilegie este ambiente cooperativo gera benefícios diretos e indiretos para o negócio. Não só é um importante trunfo para as empresas enfrentarem com sucesso todos os desafios do mercado moderno, como também potencia o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, tornando-os parte integrante e peças chave do sucesso – e isto reflete-se na sua produtividade, desempenho, satisfação, e consequentemente nos resultados do negócio.

 

Soluções de colaboração para empresas e o ambiente de trabalho do futuro

Mas como construir e pôr em prática o ambiente de trabalho do futuro? Há que criar mecanismos efetivos que abracem conceitos como:

1 – Team Collaboration/Workstream Collaboration – Uma equipa que trabalha para um objetivo comum, que tem fluxos de comunicação ágeis e que partilha conhecimento, consegue desenvolver o seu trabalho com maior rapidez e eficiência e sem pôr em causa a necessidade de constante inovação. O conceito de Workstream Collaboration baseia-se nisso mesmo. Trata-se de uma nova forma de trabalhar que as organizações têm crescentemente adotado para fazer mais, com mais qualidade e em menos tempo. A Workstream Collaboration junta mensagens, notificações, ficheiros, bots, ferramentas e pessoas para criar um espaço de trabalho digital que as equipas podem usar para realizar o seu trabalho de maneira transparente e eficaz. A Gartner prevê que o mercado de Workstream Collaboration atinja os U$4,9 mil milhões em 2021 e que até 2022, 70% das equipas contem primariamente com plataformas de Workstream Collaboration para executar as suas atividades. O Webex Teams do nosso parceiro Cisco é um exemplo com provas dadas. Ajuda a acelerar os projetos, a construir melhores relações e a resolver agilmente qualquer desafio. Com o conjunto de ferramentas que inclui, as equipas podem comunicar por chat, vídeo, whiteboards interativos, agendar sessões e partilhar ficheiros – sempre que quiserem, onde estiverem – com níveis avançados de segurança na cloud quer em termos de encriptação da informação, quer dos dispositivos utilizados e da privacidade.

2 – Mundo físico vs digital – O ambiente de trabalho moderno alia e aproveita ao máximo as sinergias entre o mundo físico e o mundo digital. É inspirador, derruba barreiras à comunicação, faz com que as pessoas se sintam confiantes, motivadas e integradas – e contempla quer zonas para trabalho que exija maior concentração, quer zonas adequadas ao trabalho em equipa (remotamente e presencialmente), quer zonas que permitam descomprimir para “recuperar forças”. Por outro lado, o ambiente de trabalho moderno é flexível em termos de horários e locais, ajustando-se a qualquer situação: tanto se pode trabalhar na empresa como em casa ou em viagem – desde que se tenha acesso às ferramentas e soluções de colaboração que permitam manter a conexão com a empresa e interagir com a equipa e com clientes e fornecedores. As soluções Cisco Webex Room são um desses casos, transformando qualquer espaço num hub de colaboração em vídeo que une o mundo físico ao digital com partilha de projetos, possibilidade de dual-screen e deteção inteligente do apresentador (movendo a câmara de acordo com o seu posicionamento).

3 – Collaboration Mobility – Atualmente, é cada vez mais essencial conseguir trabalhar em qualquer lugar e a partir de qualquer equipamento, sempre que se quiser, sem que isso impacte negativamente a produtividade e os resultados do negócio – aliás, quando bem feita, muito pelo contrário, afeta positivamente! O tempo é um dos bens mais preciosos e só a eliminação das deslocações já possibilita o seu muito melhor aproveitamento, além da poupança de custos com viagens. A mobilidade é de facto um requisito que não pode ser negligenciado, e como tal as empresas têm de garantir que os seus profissionais dispõem de ferramentas ágeis e seguras para tirar partido de todas as suas vantagens. As soluções de colaboração como a app móvel do Webex aproximam equipas e permitem o rápido acesso a competências de alto valor acrescentado que de outra forma seria muito mais difícil e moroso.

4 – Reuniões em qualquer lugar – Dispor de uma plataforma que permita agendar, gerir e realizar reuniões com profissionais que estejam dentro e fora da organização, de uma forma simples e ágil, é essencial para a maior produtividade e eficiência das equipas de trabalho e da própria organização. É essa a função do Webex – ao mesmo tempo que garante algo essencial para a desejada taxa de adoção por parte das equipas: uma excelente experiência de utilização.

 

Estas soluções de colaboração para empresas fazem parte do portefólio da unidade de Collaboration & Customer Experience da Warpcom, que alia as competências tecnológicas a uma vasta experiência de implementação em empresas de todas as dimensões e setores. Adicionalmente, já foram implementadas com sucesso em milhares de organizações à escala mundial e têm o selo de qualidade da Cisco: líder mundial na área, da qual somos Gold Partner e um dos maiores players em Portugal. Fale connosco para discutirmos qual a que melhor responde aos seus desafios específicos e comece a responder hoje mesmo ao ambiente de trabalho do futuro!