Vantagens dos Serviços Geridos e por que representam a melhor opção para ter o seu negócio sempre seguro e operacional

Nem todas as empresas conseguem acompanhar de forma autónoma o elevado ritmo dos avanços tecnológicos, seja do ponto de vista financeiro, estrutural ou de competências internas. No entanto, garantir continuamente o acesso a soluções avançadas, atualizadas e inovadoras – software e hardware – é crucial para a agilidade, segurança e desempenho que o mercado atual exige. As vantagens dos Serviços Geridos colocam-nos como uma excelente opção para consegui-lo, como vai perceber ao longo do artigo.

 

O que são Serviços Geridos?

De facto, cada vez mais empresas estão a recorrer a Serviços Geridos ou Managed Services para usufruírem de tudo o que foi mencionado acima, sem a complexidade, tempo, recursos e custos associados a uma gestão própria.

Mas o que significa afinal este termo? Serviços Geridos são serviços que gerem, operacionalizam e protegem o ambiente de TI das empresas (em outsourcing total ou parcial) e são desempenhados por empresas que asseguram as soluções e as competências especializadas necessárias para monitorizar e proteger a infraestrutura tecnológica numa base contínua.

Com os Serviços Geridos, as empresas contam assim com um parceiro especializado para ter o seu negócio sempre seguro e operacional e “libertam” os talentos e competências internos para outras atividades prioritárias e estratégicas mais ligadas ao seu core business.

Este modelo de negócio tem evoluído exponencialmente devido sobretudo às exigências e desafios da transformação digital, às crescentes ameaças à proteção dos dados e à escassez de recursos qualificados. De acordo com um estudo da Mordor Intelligence, o mercado global de Managed Services vai crescer significativamente – de 186 mil milhões em 2019 para 356 mil milhões de dólares em 2025.

 

Vantagens dos Serviços Geridos

Os serviços geridos geram maior eficiência operacional, promovem a inovação e alinham processos, pessoas, ferramentas e mecanismos de gestão de TI em prol do desempenho, da segurança e da continuidade do negócio. As paragens, erros, falhas e morosidade conduzem a perdas de receitas, de competitividade e até de informação que podem comprometer a reputação, o crescimento e a viabilidade do negócio. Os Serviços Geridos asseguram uma gestão diária cuidada, especializada e orientada para a performance, o que assegura várias vantagens:

Segurança – Esta é talvez uma das áreas mais valorizadas pelos clientes que recorrem a um modelo de Serviços Geridos. Os desafios, riscos e requisitos associados à segurança são altíssimos, e nem todas as empresas conseguem manter uma equipa especializada, continuamente atualizada e centrada neste tópico. Com os Serviços Geridos, a organização aposta numa proteção contínua, com foco nos resultados. Porquê? Porque usufrui de um grupo de profissionais capacitado para detetar, precaver e corrigir problemas de segurança, assegurar o máximo desempenho da infraestrutura, monitorizar proativamente todas as áreas críticas passíveis de comprometer a continuidade do negócio e a proteção da informação.

Tecnologia e inovação – Sem ter que investir em hardware e software on premisse, a empresa tem acesso a todas as soluções necessárias para os serviços contratados. Na prática, isto significa que poderá tirar partido de tecnologias inovadoras, de alto desempenho, permanentemente atualizadas e geridas sem ter que as adquirir. Este modelo vem democratizar o acesso ao que de melhor existe no mercado e que anteriormente apenas estava acessível a empresas de grande dimensão ou com maior capacidade financeira.

Agilidade e flexibilidade operacional – Com os Serviços Geridos, a empresa poderá ajustar a solução às suas necessidades específicas e objetivos estratégicos, e alterá-la rapidamente de acordo com a evolução do negócio ou metas definidas, ganhando uma flexibilidade, agilidade e escalabilidade sem precedentes.

Equipas especializadas – Os Serviços Geridos colocam à disposição da empresa uma equipa de profissionais capacitada para prestar serviços de excelência e garantir que a infraestrutura tecnológica que suporta o negócio está sempre operacional, segura e no máximo desempenho.

Ações Preventivas – Através da Inteligência Artificial, os Serviços Geridos conseguem também ser preditivos, antecipando possíveis problemas e respetivas soluções (por exemplo, saber que determinado equipamento tipicamente avaria num prazo de 5 anos).

Redução de custos – Os custos deixam de ser fixos e rígidos, para passarem a ser flexíveis de acordo com as características e níveis do serviço contratados a cada momento, podendo contemplar a infraestrutura, as soluções, a equipa, o suporte 24*7, etc.. A empresa paga o que está a usar, ou seja, não existe risco de sobre ou sub-dimensionamento, nem preocupação com custos extras resultantes de problemas com hardware, software, segurança, erros, equipamentos obsoletos, formações, entre outros. Com um plano bem estruturado, um SLA (Service Level Agreement) bem definido e a flexibilidade oferecida pelas empresas parceiras, as empresas têm mais margem para otimizar o seu orçamento.

 

Parceiro certo

Todas as vantagens dos Serviços Geridos acima referidas só serão possíveis com um parceiro que tenha a experiência e as competências certas, quer em termos de certificações em tecnologias de referência quer de disponibilidade, proximidade e capacidade de resposta. Com cerca de 120 colaboradores e mais de 20 anos no mercado, a Warpcom tem tudo para ser esse parceiro, apoiando inúmeras organizações a maximizar o desempenho da sua infraestrutura tecnológica e a garantir que funciona de forma segura e sem falhas.

O Warpcom Command Center é o ponto central do portfólio de Serviços Geridos da Warpcom – um centro avançado de gestão de redes e segurança que coloca à sua disposição soluções e especialistas capazes de monitorizar e proteger a sua infraestrutura tecnológica 24*7:

  • NOC – Network Operations Center: Gestão de infraestruturas que abrange arquiteturas on-premise, híbridas ou na cloud desde os grandes servidores de data center até aos dispositivos móveis;
  • SOC – Security Operations Center: Monitorização de eventos, análise de segunda linha de incidentes e investigação avançada de acordo com as melhores práticas e metodologias;
  • Support Services: Serviços de suporte para o bom funcionamento das soluções implementadas e alinhamento destas com as exigências do negócio.

Agora que conhece todas as vantagens dos Serviços Geridos, conte connosco para desenharmos uma solução à medida do seu negócio. Vamos falar?

Artigos Relacionados

Categorias

BlogNew

EbooksNew

MediaNew

Warp InfoNew

Receba todos os conteúdos da Warpcom!

Artigos relacionados

Route to Cloud

Route to Cloud

"Na jornada para a cloud é necessário que o integrador de IT esteja sempre com o cliente, não só nos processos de...

L