O inevitável crescimento do mercado tecnológico, combinado com a inovação, exige que as empresas se adaptem o mais rapidamente possível. A Transformação Digital registou progressos nos últimos três anos, mas ainda temos muitas organizações a tentar recuperar o atraso. A consultora McKinsey observou que alguns setores ficaram para trás nos seus esforços, o que levou a menores receitas e retornos. O relatório apresenta ainda os elementos fundamentais para o sucesso da Transformação Digital e afirma que as empresas devem criar um ambiente que permita testar novas abordagens e tecnologias, de forma rápida e interativa.
Os parceiros de Transformação Digital podem fazer uma grande diferença na reestruturação de processos e garantia da qualidade do serviço. A Motor Intelligence prevê que o mercado global da Transformação Digital cresça a uma taxa anual composta (CAGR) de 17,42%, até 2026.
As rodas estão a girar e o momento de agir é agora. Encontrar o parceiro certo pode ser um processo difícil, longo e exigente. No entanto, os benefícios são incontáveis quando se acerta: automatização e integração de processos, otimização de tarefas, aumento da produtividade, maior visibilidade, gestão de fluxos empresariais, etc.
Um parceiro de Transformação Digital confiável e competente deve ser capaz de cumprir eficazmente as suas obrigações:
- Consultoria especializada: deve ter o know-how, experiência e especialização para analisar, implementar e apoiar estratégias tecnológicas em áreas TIC cruciais para qualquer negócio – Networking, Data Center, Cloud Strategy, Cibersecurity e Digital Experience.
- Conhecimentos técnicos: o parceiro deve dispor de uma equipa de profissionais especializados, capazes de gerir projetos, bem como implementar e integrar soluções tecnológicas. Os membros da equipa devem ser formados, qualificados e certificados, atuar como problem solvers e ter uma resposta rápida a quaisquer desafios.
- Apoio: um parceiro ideal garante um apoio técnico eficaz 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma a assegurar a qualidade e a segurança do sistema informático. A equipa deve ser capaz de resolver problemas existentes na infraestrutura tecnológica e garantir que todos os equipamentos e software estão disponíveis e atualizados. Além disso, deve assegurar diferentes tipos de suporte, tanto reativos como proactivos, com abordagens competentes aos respetivos SOC (Security Operations Center), NOC (Network Operations Center) e serviços geridos.
- Gestão: a equipa deve fornecer serviços técnicos avançados e um centro de operações especializado. Só assim é possível monitorizar, detetar e garantir a Network Security da infraestrutura tecnológica. Se quiser saber mais sobre como investir em infraestrutura de rede e tecnologia, ouça o episódio #1 da primeira série do podcast Warpcom Tech Flow – Redes focadas no futuro.
A investigação mostra que o atraso na implementação da Transformação Digital conduz à perda de oportunidades de mercado, retornos mais baixos e posições competitivas mais fracas. Neste sentido, as empresas devem investir em parceiros especializados em Transformação Digital para garantir o máximo desempenho, objetivos consistentes, expectativas e vantagens competitivas. Investir nestes parceiros é um passo estratégico, uma vez que a sua experiência tecnológica lhes permitirá ver a infraestrutura do cliente como um todo e liderar a direção das futuras estratégias tecnológicas.
Para tal, o parceiro deve não só ter conhecimento, mas também experiência na gestão de processos técnicos na sua totalidade – desde a avaliação e conceção até à implementação, apoio e gestão. Devem fazê-lo com a noção de que cada projeto tem necessidades específicas e requer soluções à medida, orientadas para os resultados e KPIs do negócio e não para a tecnologia.