Bastam 2 minutos para um computador quântico processar informação que as máquinas atuais demorariam mil milhões de anos a fazer.
O nascimento da Era quântica traz consigo a vantagem de resolver problemas que são inacessíveis até para os supercomputadores mais potentes da atualidade, o que vai permitir avançar ainda mais em áreas como o Machine Learning, Artificial Intelligence, Big Data e Blockchain.
Tal como acontece em todos os saltos tecnológicos, aliado a inúmeras oportunidades e potencialidades, existe também uma série de novos desafios, sendo um deles na área de cibersegurança em que, obrigatoriamente, as organizações terão que se adaptar.
Esta nova tecnologia revela ser uma ameaça séria, uma vez que a informação detida pelas organizações, se armazenada hoje segundo os padrões atuais de cifra, será facilmente comprometido recorrendo a tecnologia quântica.
Os dados da sua organização estão 100% seguros? Não.
Adicione uma camada de segurança à sua infraestrutura existente utilizando a tecnologia Quantum Key Distribution
Com recurso a tecnologia quântica, comprometer informação cifrada com algoritmos fracos nunca foi tão fácil. É crucial antecipar e proteger o ativo mais valioso do seu negócio – a informação.
“Ao invés de esquecermos as tecnologias atualmente existentes, o objetivo é integrar um novo layer de segurança, o que nos permite colocar estas tecnologias a comunicar já com chaves quânticas.”
Bruno Gonçalves
Business Unit Manager – Cybersecurity
“O primeiro passo é avaliar a empresa de uma perspectiva de TI para analisar toda a informação que possui, para compreender que tipo de dados são muito sensíveis e o tipo de cifra que estão a utilizar. Com base nesta avaliação, é necessário pensar em adoptar uma solução quantum-safe.”
Fabien Adouani
Senior Director Technology Alliances and Comercial Parterns, ID Quantique
“Vai ser muito fácil desencriptar ou violar informação que tenha sido encriptada no passado pelas chaves tradicionais (…) As organizações de setores mais críticos (setor financeiro, governo, utilities, saúde), devido à confidencialidade dos dados, devem começar a preparar-se desde já, protegendo as suas infraestruturas e a informação.”
Pedro Morão
Warpcom