Tecnologia Quântica
A proteção para os mais recentes e sofisticados ciberataques
Bastam 2 minutos para um computador quântico processar informação que as máquinas atuais demorariam mil milhões de anos a fazer.
O nascimento da Era quântica traz consigo a vantagem de resolver problemas que são inacessíveis até para os supercomputadores mais potentes da atualidade, o que vai permitir avançar ainda mais em áreas como o Machine Learning, Artificial Intelligence, Big Data e Blockchain.
Tal como acontece em todos os saltos tecnológicos, aliado a inúmeras oportunidades e potencialidades, existe também uma série de novos desafios, sendo um deles na área de cibersegurança em que, obrigatoriamente, as organizações terão que se adaptar.
Esta nova tecnologia revela ser uma ameaça séria, uma vez que a informação detida pelas organizações, se armazenada hoje segundo os padrões atuais de cifra, será facilmente comprometido recorrendo a tecnologia quântica.
Os dados da sua organização estão 100% seguros? Não.
Adicione uma camada de segurança à sua infraestrutura existente utilizando a tecnologia Quantum Key Distribution
Com recurso a tecnologia quântica, comprometer informação cifrada com algoritmos fracos nunca foi tão fácil. É crucial antecipar e proteger o ativo mais valioso do seu negócio – a informação.
“Ao invés de esquecermos as tecnologias atualmente existentes, o objetivo é integrar um novo layer de segurança, o que nos permite colocar estas tecnologias a comunicar já com chaves quânticas.”
“O primeiro passo é avaliar a empresa de uma perspectiva de TI para analisar toda a informação que possui, para compreender que tipo de dados são muito sensíveis e o tipo de cifra que estão a utilizar. Com base nesta avaliação, é necessário pensar em adoptar uma solução quantum-safe.”
“O primeiro passo é avaliar a empresa de uma perspectiva de TI para analisar toda a informação que possui, para compreender que tipo de dados são muito sensíveis e o tipo de cifra que estão a utilizar. Com base nesta avaliação, é necessário pensar em adoptar uma solução quantum-safe.”
“Vai ser muito fácil desencriptar ou violar informação que tenha sido encriptada no passado pelas chaves tradicionais (…) As organizações de setores mais críticos (setor financeiro, governo, utilities, saúde), devido à confidencialidade dos dados, devem começar a preparar-se desde já, protegendo as suas infraestruturas e a informação.”
Quer saber mais?
O que é a criptografia quântica?
A criptografia quântica é uma tecnologia que usa física quântica para garantir a distribuição de chaves de criptografia simétricas. Mais precisamente esta tecnologia intitula-se como Quantum Key Distribution (QKD). Esta tecnologia tem por base a utilização da transmissão de informação pelo meio de fotões, que são “partículas quânticas” de luz, através de um link ótico.
Na prática, o QKD é combinado com a criptografia simétrica convencional, como AES, e utilizado para atualizar frequentemente as chaves de cifra.
O que é a criptografia quantum-safe?
A criptografia quantum-safe são controlos de segurança resilientes a ataques de um computador quântico. A tecnologia Quantum Key Distribution (QKD) é conhecida por ser quantum-safe.
Existe QKD via links satélites?
Sim. Apesar de tradicionalmente as soluções de QKD serem em ligações de fibra ótica, também é possível a utilização de satélites para este tipo de tecnologia, sendo que estão mais sujeitos a um maior número de perturbações inerentes ao meio utilizado.
Porque devo implementar uma estratégia quantum safe agora?
Prevê-se que a computação quântica esteja disponível nos próximos anos e com isso um novo conjunto de ameaças que colocam em perigo a informação que as organizações têm atualmente guardada e transmitem com recurso a sistemas de cifra baseados em chaves tradicionais.
Com os computadores quânticos, comprometer a informação cifrada nunca foi tão fácil. É crucial antecipar e proteger o ativo mais valioso das organizações – a informação.
A informação que é transmitida atualmente de forma cifrada, se estiver a ser capturada, neste momento pode não estar em risco imediato. Mas se pensarmos que a validada da informação capturada é de vários anos e que mesmo que cifrada pode ser comprometida assim que exista computação quântica, a organização passa ter um risco atualmente e não no futuro.
Que tipo de informação pode ser comprometida?
Qualquer informação que esteja a ser transmitida ou armazenada que não utilize tecnologia quantum-safe pode ser comprometida. Desde dados pessoais, credenciais de autenticação, informação confidencial e de negócio das organizações: tudo pode ser suscetível a um ciberataque quântico.
Quem serão os primeiros alvos de um ciberataque quântico?
Todas as organizações governamentais, militares, financeiras, energéticas utilities, saúde, entre outras, em que exista uma necessidade em proteger informação a longo prazo, serão os primeiros alvos de um ciberataque quântico. Não só pela questão de terem informação válida a longo prazo, mas também por representarem/gerirem tipicamente infraestruturas críticas para o país.
Quais os primeiros passos para iniciar um caminho seguro para era quântica?
A primeira etapa passa por realizar um assessment de segurança à organização, de forma a analisar potenciais vulnerabilidades e identificar a informação que deve estar protegida. Depois é necessário definir qual a arquitetura de segurança quantum-safe que deve ser implementada em cima dos controlos de segurança já existentes.
A solução QKD da IDQ, por ter uma abordagem de integração, permite que as organizações possam tirar partido das soluções de segurança atualmente existentes e adicionar um novo nível de segurança quantum-safe.
Após a implementação dos controlos de segurança quantum-safe é necessário garantir de forma contínua que os controlos de segurança são eficazes e ajustá-los caso necessário.
A Warpcom, em parceria com a ID Quantique, conta com os especialistas e know-how certos para apresentar a solução ideal ao seu negócio. Fale connosco e proteja os seus dados!
Insights
Lançada primeira ligação com tecnologia quântica com mais de 20 quilómetros em Portugal
Conta com mais de 20 quilómetros, liga a Gare do Oriente em Lisboa ao Pragal em Almada, passando pela Ponte 25 de...