5 ideias para potenciar a inovação tecnológica na sua empresa

Um mercado sem fronteiras, um consumidor cada vez mais exigente, uma economia cada vez mais digital e um ritmo frenético em termos de evolução das TIC, ditam a necessidade urgente das organizações se diferenciarem e atualizarem. Uma diferenciação que passa, necessariamente, pela inovação tecnológica. A introdução de ferramentas disruptivas trouxe consigo uma efetiva mudança de paradigma na forma como os negócios são conduzidos, abrindo caminho à resposta a um mercado pouco complacente com o erro e a falta de soluções. Ter tempo para pensar diferente, escutar o mercado, antecipar tendências, proporcionar melhores experiências devem ser prioridades de todas as organizações. Para tal, é crucial contar com um parceiro que viabilize, sirva de retaguarda e potencie todo o processo, revelando-se uma ajuda preciosa. Criar uma cultura de inovação é um enorme desafio. Tudo deve começar por estimular na equipa a saída do “status quo”, a discussão e proposta de novas abordagens, desde as coisas mais simples, mas que podem fazer uma grande diferença, até às mais complexas –a nível interno e externo. E, ao mesmo tempo, estar a par das mais recentes tecnologias para assegurar processos capazes de disponibilizar as soluções certas a cada momento. Embora não exista uma receita única e milagrosa, aproveite as cinco ideias que lhe deixamos para potenciar a inovação tecnológica na sua organização.

  1. Implemente e dissemine uma efetiva cultura de inovação

Este é mesmo o primeiro passo a dar para quem procura potenciar a inovação tecnológica na sua empresa. A verdade é que de nada adianta desenvolver boas estratégias, se a equipa não estiver alinhada com uma cultura da inovação, se não a entender como algo que faz parte do ADN. Torna-se determinante que toda a organização reconheça a sua importância e de que forma esta poderá vir a otimizar o negócio e melhorar o seu dia-a-dia de trabalho.

  1. Incentive e fomente o brainstorm

Ao mesmo tempo, importa também incentivar continuamente a troca de ideias entre os colaboradores e a vontade de ir mais além, de ultrapassar a resistência à mudança. Mesmo correndo o risco de um “não”. Esse possível “não” deve ser aceite como oportunidade de aprendizagem e inspiração para novas possibilidades, e não como “erro ou falha”. Assim, ao criar um espaço de colaboração e brainstorming, as empresas estão também a preparar terreno para uma atmosfera efetiva e segura para a inovação.

  1. Crie um plano de inovação com metas precisas

Uma vez consciente do grau de inovação da sua empresa, dos objetivos futuros e das necessidades às quais deve responder, importa determinar metas que quantifiquem o processo de transformação digital interno e desenvolvimento de novas ofertas externas, como lá chegar, formas de controlo e com que recursos (tecnológicos, financeiros e humanos).

  1. Abrace a tecnologia

A tecnologia está no centro da inovação. Ao abraçar tecnologia de ponta, adotando e implementando o que há de mais recente em hardware e software, toda a empresa sairá a ganhar. Que processos podem ser automatizados? O que a equipa precisa para aumentar a produtividade? Que produtos e serviços precisam ser melhorados e/ou desenvolvidos para fazer face às mudanças do mercado e necessidades dos clientes? Quais os bottlenecks na infraestrutura para garantir o máximo desempenho, segurança e disponibilidade no acesso à informação? E com tanta tecnologia existente no mercado, qual a mais indicada para cada caso? É isso que um parceiro também pode ajudar, como verá de seguida.

  1. Escolha o melhor parceiro tecnológico

Contar com um parceiro que permita à sua empresa ter tempo para se concentrar no core do negócio, e tenha as competências e experiência para sugerir e implementar as melhores tecnologias de forma independente (ao ter parcerias com vários fabricantes) é meio caminho andado para o sucesso. Todos sabemos que o tema da inovação tecnológica nas empresas é vasto e engloba vários campos, pelo que um parceiro com uma visão e oferta abrangentes em termos de transformação digital torna-se um facilitador e aliado de peso. Como integrador tecnológico especializado no desenvolvimento de soluções end-to-end nas áreas de Networking & Infrastructure, Collaboration & Customer Experience, Data Center & Multi Cloud e Cybersecurity, a Warpcom posiciona-se como esse tipo de parceiro. Além disso conhecemos bem o mundo da inovação tecnológica com o nosso Warpdev: a área de inovação e criatividade da Warpcom. Neste hub são desenvolvidas soluções únicas e inovadoras de TIC que combinam a estabilidade de plataformas de fabricantes de referência com a customização e adaptação à realidade de cada cliente, traduzindo-se numa clara mais-valia de negócio. Com locais de trabalho e laboratórios de desenvolvimento tecnológico de última geração, a diferença nas soluções desenvolvidas é notória na forma como conseguimos adaptar especificamente tecnologias e abordagens emergentes ao negócio dos nossos clientes. Por tudo isto, conte connosco como parceiro que agiliza a inovação tecnológica da sua empresa. Vamos falar?

Artigos Relacionados

Categorias

BlogNew

EbooksNew

MediaNew

Warp InfoNew

Receba todos os conteúdos da Warpcom!

Artigos relacionados

A nova vida da Cloud

A nova vida da Cloud

A multicloud e a cloud híbrida são hoje uma realidade para parte significativa das organizações. Mas esta abordagem...

Cloud Híbrida vs Multi Cloud

Cloud Híbrida vs Multi Cloud

"Cada vez é mais importante otimizar custos e ter uma utilização mais eficiente dos recursos tecnológicos, ou seja,...