O que é, como funciona e quais as vantagens do posto de trabalho virtual – VDI

A gestão e operação da infraestrutura de TI sem problemas aliada à contínua satisfação dos seus utilizadores é o sonho de qualquer diretor na área informática. A boa notícia é que atualmente há cada vez mais e melhores formas de torná-lo realidade. Hoje falamos de uma delas: o posto de trabalho virtual, também conhecido como infraestrutura de desktop virtual (ou VDI – Virtual Desktop Infrastructure).

 

O que é o posto de trabalho virtual?

Define-se infraestrutura de desktop virtual como a hospedagem de ambientes de desktop num servidor central. É uma forma de virtualização de desktop, uma vez que as imagens do desktop específico são executadas em máquinas virtuais (VMs) e entregues aos utilizadores finais através da rede. Esses endpoints podem ser computadores ou outros dispositivos, como tablets ou terminais thin clients.

 

Como funciona o posto de trabalho virtual?

Na prática funciona assim:posto de trabalho virtual

  • Os desktops virtuais residem em VMs, num servidor centralizado;
  • Cada desktop virtual inclui uma imagem do sistema operativo;
  • As VMs são baseadas em host, ou seja, várias das suas instâncias podem estar hospedadas no mesmo servidor, no datacenter;
  • Os utilizadores finais estão conectados ao servidor de gestão centralizado para manter o acesso aos desktops virtualizados que hospedam;
  • O broker VDI encontra um desktop virtual na pool de recursos para que cada utilizador se possa conectar, mediante o acesso bem-sucedido ao ambiente da VDI;
  • Enquanto isso, um hypervisor cria, executa e gere as várias VMs que encapsulam cada um dos ambientes de desktop virtual.

 

Este modelo é especialmente indicado para ambientes de trabalho digitais modernos, em que inúmeras aplicações devem ser acedidas a pedido, já que o VDI facilita um acesso seguro, rápido, remoto e conveniente, contribuindo para uma maior agilidade e produtividade dos colaboradores. Ao mesmo tempo,  aumenta o controlo e simplifica o trabalho de quem gere a infraestrutura, com o benefício adicional da redução dos seus custos.

Um utilizador que aceda remotamente a uma solução de VDI no seu endpoint poderá gerir o sistema operativo, as aplicações e os dados como se estivessem a ser executados no local. Esta configuração permite assim que os colaboradores acedam com segurança a tudo o que precisam em qualquer dispositivo, sem a necessidade de hardware específico.

Ampliados por soluções de login único (SSO – Single Sign-on) e acesso remoto seguro, os desktops virtuais também podem ser executados e geridos juntamente com o crescente espectro de aplicações na nuvem, na web e móveis, muito importantes nos fluxos de trabalho modernos. Os colaboradores ganham uma experiência unificada enquanto a área de TI evita silos e atenua o risco de logins não autorizados.

Resumindo, o VDI no contexto de uma plataforma de espaço de trabalho digital contribui para um ambiente de trabalho superior sem comprometer a proteção dos dados – numa perspetiva verdadeiramente anytime, anywhere, any device – com toda a segurança e máximo desempenho.

 

Destacamos as 4 grandes vantagens do posto de trabalho virtual:

  1. Gestão dos desktops e aplicações a partir de uma plataforma única.

Transforma desktops estáticos em espaços de trabalho digitais e seguros que podem ser fornecidos a pedido. Aprovisiona desktops e aplicações virtuais ou remotas através de uma única plataforma de virtualização de aplicações e VDI para simplificar a gestão e autorizar utilizadores finais facilmente.

  1. Dados seguros e em conformidade com as normas.

A definição dinâmica de políticas adaptadas ao ambiente de trabalho do utilizador final permite consolidar o controlo, o fornecimento e a proteção dos respetivos recursos. Por outro lado, aproveita o sistema virtual para proteger a infraestrutura e as cargas de trabalho do data center.

  1. Aumento significativo do ROI (Return on Investment).

O posto de trabalho virtual representa ganhos substanciais em termos de retorno do investimento ao alocar dinamicamente recursos com armazenamento virtual, processamento virtual e sistema de redes virtual, simplificando a gestão e reduzindo os custos de operação diários com uma única plataforma – estendendo a virtualização do data center para os dispositivos.

  1. Gestão simplificada e centralizada, tanto no local como na nuvem.

Graças a uma moderna arquitetura de fornecimento de aplicações e desktops que permite uma entrega segura e consistente numa questão de segundos, reduz a necessidade de armazenamento e as despesas operacionais, além de garantir maior facilidade e centralidade de gestão e instalação de aplicações.

 

Com projetos de referência nesta área, a Warpcom tem o know-how e a experiência para desenhar as soluções certas que permitam assegurar que o foco do posto de trabalho muda do tradicional computador para o utilizador. A nossa equipa de Data Center & Multi Cloud é composta por profissionais altamente qualificados nas tecnologias dos principais players do mercado nesta área, nomeadamente VMware e Citrix.

Entre em contacto connosco para começar a aproveitar todas as vantagens do posto de trabalho virtual e torne a gestão e operação da sua infraestrutura de TI mais ágil e os seus utilizadores mais satisfeitos.

Artigos Relacionados

Categorias

BlogNew

EbooksNew

MediaNew

Warp InfoNew

Receba todos os conteúdos da Warpcom!

Artigos relacionados

A nova vida da Cloud

A nova vida da Cloud

A multicloud e a cloud híbrida são hoje uma realidade para parte significativa das organizações. Mas esta abordagem...

Cloud Híbrida vs Multi Cloud

Cloud Híbrida vs Multi Cloud

"Cada vez é mais importante otimizar custos e ter uma utilização mais eficiente dos recursos tecnológicos, ou seja,...