Lançada primeira ligação com tecnologia quântica com mais de 20 quilómetros em Portugal

Conta com mais de 20 quilómetros, liga a Gare do Oriente em Lisboa ao Pragal em Almada, passando pela Ponte 25 de Abril. Por trás deste marco histórico está um consórcio liderado pela Warpcom e ID Quantique, conjuntamente com a Deloitte, Fortinet e IP Telecom.

Lisboa, 12 de outubro de 2021 – A Warpcom, integrador tecnológico Ibérico de capital 100% português, está a liderar um revolucionário projeto em parceria com a ID Quantique que se traduziu na primeira ligação de mais de 20 quilómetros para transmissão de informação encriptada através de chaves quânticas em território nacional. Esta ligação conecta a Gare do Oriente ao Pragal, atravessando a Ponte 25 de Abril, através da rede de fibra ótica da IP Telecom, envolvendo tecnologia de ponta com capacidade de aumentar exponencialmente o nível de segurança das comunicações e proteger os ativos mais importantes para qualquer organização: a informação e os dados.

“Segundo os padrões atuais, a informação será facilmente desencriptada com recurso a tecnologia quântica, o que se revela um risco e uma ameaça graves para Governos, organizações e pessoas. Esta ligação comprova que a tecnologia quântica já é uma realidade e que é possível garantir a segurança das comunicações entre dois pontos com tecnologia quantum-safe, criando um nível de segurança tal que, mesmo que no futuro exista um ataque utilizando tecnologia quântica a segurança da informação não é comprometida”, começa por explicar Bruno Gonçalves, Business Unit Manager – Cybersecurity da Warpcom.

Trata-se de um marco histórico, não só por ser a primeira ligação quântica de tamanha extensão feita em Portugal, e completamente integrada com soluções de segurança Fortinet já reconhecidas no mercado, mas também porque vem demonstrar que deixou de ser um teste laboratorial para se apresentar preparada para o mundo real e produtivo das organizações.

“Há um movimento dos principais players internacionais no sentido da adopção de uma estratégia para a Era quântica que se aproxima a passos largos. A resposta envolve certamente soluções que permitem às organizações adaptar a sua estratégia de cibersegurança, tornando-a quantum-safe. É um caminho que deve ser preparado a fim de proteger os seus bens hoje e no futuro. A ID Quantique proporciona segurança incondicional em trocas de chaves sensíveis, graças a comunicações quânticas de mais de milhares de quilómetros”, explica Jean-Sébastien Pegon, Head of Finance and Telecom markets da ID Quantique.

Um dos principais objetivos desta tecnologia, e que tem vindo a ser alvo de investigação nos últimos anos, é a criação da Internet quântica, existindo um forte investimento anunciado por parte dos governos das principais potências mundiais e da União Europeia para o seu financiamento (Quantum Communications Infrastructure). No futuro, a meta é garantir ligações mais seguras e mais pontos com este tipo de tecnologia, criando uma rede à escala global.

“Para a IP Telecom, esta é uma demonstração clara da capacidade da empresa em ser a rede nacional de alto débito do país, para continuar a inovar e a garantir maiores níveis de segurança à economia nacional. Consideramos que as comunicações quânticas, e esta nossa parceria, simbolizam um futuro ativo da empresa e uma necessidade clara dos nossos clientes.”, refere Rui Ribeiro, Diretor Geral da IP Telecom.

Como integrador tecnológico e prestador de serviços de cibersegurança, a Warpcom procura ativamente não só as soluções de cibersegurança que as organizações precisam agora, mas também as de futuro.

“Claramente, o tema da Era quântica tem que ser colocado na agenda estratégica das organizações para os próximos anos e, nesse sentido, estamos aqui para apoiá-las nessa jornada em segurança, suportando os detentores de infraestruturas críticas, como utilities, Defesa, saúde, mercado financeiro e operadores de telecomunicações, no desenvolvimento de redes quantum-safe”, conclui Pedro Morão, Commercial Director da Warpcom.

Conte connosco para maximizar as oportunidades e minimizar os riscos da tecnologia quântica: https://warpcom.com/contactos/

Sobre a Warpcom

A Warpcom é o integrador tecnológico líder de mercado no desenvolvimento de soluções nas áreas de Networking & Infrastructure, Collaboration & Customer Experience, Data Center & Multi Cloud e Cybersecurity & Public Safety.

Como parceiro de negócio que apoia a transformação digital das organizações, qualquer que seja a sua maturidade tecnológica, a Warpcom disponibiliza também serviços especializados que endereçam a gestão de todo o ciclo de vida da tecnologia: Serviços Geridos (NOC e SOC), Serviços de Consultoria, Serviços de Suporte e Serviços Profissionais. Com o objetivo de disponibilizar as melhores soluções caso a caso, a Warpcom investe de forma continuada no fortalecimento de competências e know-how e possui parcerias estratégicas com fabricantes líderes de mercado, incluindo em tecnologia quântica.

Sobre a ID Quantique

A ID Quantique é líder mundial em soluções de criptografia para a era quântica, incluindo a Quantum Key Distribution (QKD), desenhadas para proteger a informação a longo prazo. Os produtos da IDQ são usados por entidades governamentais, empresariais e académicas em mais de 60 países e em todos os continentes. A IDQ tem orgulho da sua independência e neutralidade e investe em relações de longo prazo e de confiança com os seus clientes e parceiros. Mais informações em https://www.idquantique.com/

Sobre a Deloitte

“Deloitte” refere-se a uma ou mais firmas membro e respetivas entidades relacionadas da rede global da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”). A DTTL (também referida como “Deloitte Global”) e cada uma das firmas membro são entidades legais separadas e independentes. A DTTL não presta serviços a clientes. Para mais informação aceda a www.deloitte.com/pt/about.

A Deloitte é líder global na prestação de serviços de audit & assurance, consulting, financial advisory, risk advisory, tax e serviços relacionados. A nossa rede de firmas membro compreende mais de 150 países e territórios e presta serviços a quatro em cada cinco entidades listadas na Fortune Global 500®. Para conhecer o impacto positivo criado pelos aproximadamente 330.000 profissionais da Deloitte aceda a www.deloitte.com.

Sobre a Fortinet

A Fortinet (NASDAQ: FTNT) protege as maiores empresas, fornecedores de serviço e organizações governamentais por todo o mundo. A Fortinet disponibiliza aos seus clientes e proteção mais completa para toda a superfície de ataque e permite-lhes assumir maiores requisitos de desempenho na atual e futura rede sem perímetro. Apenas a arquitetura Security Fabric da Fortinet pode proporcionar segurança,sem compromisso, para enfrentar os desafios de segurança mais críticos, quer seja em ambientes de rede, de aplicações, na cloud ou móvel. Atualmente, a Fortinet é a companhia número um em distribuição de dipositivos de segurança em todo o mundo e mais de 290.000 clientes que confiam na Fortinet para a proteção dos seus negócios. Mais informações em https://www.fortinet.comFortinet Blog, ou FortiGuard Labs.

Sobre a IP Telecom

A IP Telecom, com o lema “Ligamos Negócios”, é um operador de telecomunicações e serviços Datacenter e Cloud Computing, dedicado exclusivamente ao mercado empresarial. A sua oferta inovadora de soluções empresariais e administração pública é reconhecida como de referência em Portugal.

A IP Telecom é uma empresa certificada ISO 27001 e presente em vários organismos de Cibersegurança, pois considera fundamental demonstrar, de forma independente, a importância que dá à Segurança da Informação dos seus clientes, em particular nos seus processos operacionais e aplicacionais de suporte dos serviços do seu portfolio Cloudsolutions, Hosting e Housing, assim como os DataCenters de Lisboa, Viseu e Porto. Mais informações em https://www.iptelecom.pt/

 

Artigos Relacionados

Categorias

BlogNew

EbooksNew

MediaNew

Warp InfoNew

Receba todos os conteúdos da Warpcom!

Artigos relacionados

A nova vida da Cloud

A nova vida da Cloud

A multicloud e a cloud híbrida são hoje uma realidade para parte significativa das organizações. Mas esta abordagem...

Cloud Híbrida vs Multi Cloud

Cloud Híbrida vs Multi Cloud

"Cada vez é mais importante otimizar custos e ter uma utilização mais eficiente dos recursos tecnológicos, ou seja,...